É um mundo pintado a amarelo?
«Mergulhado num orgulho próprio e característico, Ele vê o mundo de uma maneira semelhante a tantos outros. Parece ser comum dominar a qualidade de egocentrismo instalada neste universo verdejante e azul, que menospreza a fantástica virtude de ser diferente…»
Pois bem, ser diferente é bom - no entanto, não é aquele tipo de diferente que se fala hoje em dia em que, todos dizem ser diferentes, por isso, não são iguais. Mas se são todos diferentes, logo são todos iguais. Não; Não é este tipo de ser diferente a que apelo agora para uma análise corretamente introspetiva.
Refiro-me àquele diferente, onde aquilo que fazes te torna único e especial. Por mais pequena e insignificante que seja a ação, fazes a diferença, deixas marca nas pessoas. E, essa marca não tem efeito apenas porque fizeste para que assim fosse, aliás na realidade, estás-te nas tintas em relação a isso; Não queres saber se essa pessoa se vai lembrar de ti anos mais tarde, não queres saber se essa mesma pessoa vai ainda bajular-te em fronte de outras. Que interessa isso para ti? Queres apenas ajudar e que o Minúsculo mundo à tua volta esteja bem. Preocupas-te, digamos assim; Não julgas, nem desvalorizas; Não ignoras, nem críticas; Compreendes e aceitas. Aprendes com os outros, mas os outros também aprendem contigo!
Chega de moldagens falsas e erráticas. Sê tu próprio, crê em ti e aceita este admirável cosmos. Porque insistes em acreditar em coisas que na verdade não dizem, nem definem nada?
«Ele vive imerso nos seus problemas e desafrontes, questões do qual tem todo o direito de se debruçar.» A dúvida está na situação em que, às vezes, as suas prioridades são completamente desenquadradas dos valores que são a verdadeira essência do ser humano. Deste ponto me interrogo várias vezes, porque raio as boas ações são desvalorizadas? Ou melhor, porque se valorizam atitudes fúteis ou teatradas, cujo objetivo não é mais do que ficar bem na fotografia e que cujo sentimento é fingido?
Realmente devo viver noutro mundo que não este, onde a falsidade e insipiência estão disfarçados de vermelho e o altruísmo e a benevolência estão carregados e pintados de amarelo…
E, não é por mal a sério! Mas por favor, há pessoas que precisam de ser, no mínimo, mais humildes…
(sc)